segunda-feira, 15 de abril de 2013


Síntese do texto: PREFERÊNCIAS DE APRENDIZAGEM: ENRIQUECENDO O APRENDER NA ESCOLA



O texto mostra o quanto às tecnologias podem melhorar a qualidade da aprendizagem, e como melhoram a forma que a educação é passada.

Mostra também que só a tecnologia não basta, mas que é necessário também que o professor seja sensível para descobrir qual é a melhor forma de poder mostrar um mundo novo para o seu receptor, o professor deve entender que os alunos são diferentes e têm atitudes diferentes por isso exige-se um cuidado e uma atenção para que possa conseguir envolver cada um do seu modo.

Liliane Melo do Nascimento

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A tecnologia promove encontros essenciais!

Liliane Melo

Síntese do texto: PREFERÊNCIAS DE APRENDIZAGEM: ENRIQUECENDO O APRENDER NA ESCOLA


 

 
A forma de aprendizagem que as escolas oferecem para os alunos é transmitida de forma igualitária para todos os alunos, mas esse tradicionalismo deveria mudar, pois cada tem uma forma diferente de compreensão. Alguns recursos são indispensáveis nesse meio de “preferências”. A tecnologia, por exemplo, entra nessa questão como uma forma simples de pesquisar e estudar, como é o caso da internet que vem dominando o mundo com sua simples tarefa de encontrar tudo o que si quer procurar, nesse sentido cabe ao educador fazer com que esse recurso, que com certeza é uma das preferências dos estudantes como uma forma de estudo, utilizar forma que realmente os alunos se interesse usar esse recurso como uma ferramenta de aprender e não como uma forma de diversão.

Não apenas a internet é um meio interessante e preferencial dos alunos, o ato do professor tem de explicar e visualizar com figuras, esquemas fica mais interessante para o aluno e com certeza torna uma compreensão mais positiva para o receptor (o aluno). Outro exemplo de preferências bem interessante é a chamada “roda de conversa” onde alguns iram expressar suas vivencias e experiências sobre um determinado assunto. Assim tornando formas de aprendizagem diversificada para agradar a todos os estudantes.

Contudo cabe a cada escola e sua equipe de educadores usarem uma metodologia diversificada para melhorar à aprendizagem e compreensão dos alunos tornando assim o “enriquecimento do apreender escolar”.


Danila Ribeiro Barbosa