quarta-feira, 26 de junho de 2013

SÍNTESE CRÍTICA
O texto Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem de José Armando Valente, indaga sobre a possibilidade da interdependência do técnico e do pedagógico, se um funcionaria sem o outro? A resposta vem logo em seguida, mostra-se que esses dois domínios, técnico e pedagógico, não podem acontecer separadamente, pois, estão extremamente ligados, um criando novas aberturas para o outro.
Aspectos pedagógicos: informação X conhecimento, ensinar X aprender
O autor trata a informação como os fatos e o conhecimento como o produto, sendo que a informação é passada para qualquer pessoa, mas a diferenciação está no processamento, ou seja, a interpretação feita por cada um, então a partir daí gera o conhecimento que é individual.
Ele diz também que ensinar é o ato de passar a informação e aprender é apropriar-se desta informação segundo os conhecimentos possuídos. O educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno para que ele seja capaz de transformar as informações em conhecimento.
Em minha opinião para que essa intervenção funcione o professor precisa contextualizar trazer as informações para o contexto do aprendiz, poder mesclar essa realidade com a realidade dele, assim as informações ficaram armazenadas na memória de maneira ma simples, facilitando a produção do conhecimento.
Construção e representação de conhecimento
O conhecimento se constrói na mente do individuo podendo ser representado em forma de notação, assim como na musica que é representada por notas musicais; fenômenos por equações matemáticas; e nos computadores pode ser representado por a linguagem de Logo, que se predominam as sequências de comandos.
O aluno pode usar a linguagem de Logo para desenvolver programas com o intuito de resolver problemas, utilizando sequências de comandos para descrever o problema, o computador realiza a execução desses programas apresentando na tela o resultado, o aluno então reflete sobre quais eram suas intenções e o que está sendo produzido.
Considero esse exercício de reflexão muito importante proporciona ao aluno rever as suas idéias podendo assim ter uma melhor compreensão sobre o computador.
Busca e acesso à informação
Sabe-se que o computador é dos meios o mais eficiente na busca e acesso à informação, sendo rápido e pratico, a informação pode estar contida em banco de dados, armazenadores de memória ou ate mesmo na web. A internet é um caminho vasto e interessante para busca e acesso de informação.
Vejo a internet como uma aliada muito forte à inserção das novas tecnologias na educação, pois os professores podem utilizar desse mundo vasto para trazer novas informações para sala, dinamizar os conteúdos, enfim, trazer o mundo para a sala de aula.
Comunicação
As redes de comunicação são meios fortes na troca de informações, que possibilitam a comunicação com qualquer lugar do planeta, isso facilita bastante a vida das pessoas, pois elas não precisam sair de casa para resolver problemas, e ate mesmo realizar atividades em grupos, as redes proporcionam assim um “estar junto virtual”, que quebra muitas barreiras, proporcionando assim, uma convivência, uma relação, uma troca de experiências de vida.
Percebo a internet, as redes sociais, como multiplicadores de informações, se forem utilizados adequadamente estes podem propiciar novos horizontes na educação.
Conclusão
Para que ocorra todas essas aplicações do computador na educação deve-se existir a formação do professor que vai alem do conhecimento técnico sobre computadores.

Sinto que essa formação deve dar ênfase em incentivar a contextualização, poder mesclar a informação com o conhecimento possuído pelo aprendiz, podendo assim produzir novos conhecimentos.       
PREFERENCIAS DE APRENDIZAGEM ENRIQUECENDO O APRENDER NA ESCOLA

1-    Procure identificar alguma coisa que você sabe fazer bem. Pode ser algo não relacionado com a sua atividade de educador, como saber cozinhar, tocar um instrumento musical, pescar, bordar, etc.

R:Gosto muito da área de beleza, acho que tenho habilidade em maquiagem.


2-    Identifique como esta habilidade foi aprendida. Se você aprendeu sozinha, tentando e corrigindo, se foi vendo alguém e depois tentando repetir o que viu, se alguém o ajudou acompanhando, etc.

R:Aprendi a maquiar observando minha mãe e minha irmã, que também possuem habilidade nessa atividade, observei depois tentei repetir a técnicas várias vezes até que um dia conseguir realmente aprender.


3-    Identifique as formas como você se certifica de que esta habilidade é feita com uma certa competência. Em outras palavras, como você sabe que é bom e faz as coisas bem feitas?

R: Observo que consigo fazer uma maquiagem bonita porque algumas pessoas pedem para que eu faça, e também elogiam a maquiagem.

4-    Procure trocar ideias com outros com outros colegas que fizeram o mesmo exercício, notando a diversidade de interesses, de maneiras de aprender e até de lidar com as dificuldades que vão surgindo.

R:Trocando ideias com os meus colegas pude perceber que cada um tem interesse em diferentes coisas, isso é natural do ser humano cada um desenvolve a atividade que tem mais afinidade, cada um com um modo diferente de aprender novas coisas, alguns precisam do auxilio de um orientador, já outros conseguem aprender só em observar, e outros conseguem desenvolver as técnicas sozinhos.

5-    De que forma suas preferencias se manifestam em situações formais de aprendizagem, como em um curso ou em seu trabalho.

R:As minhas preferências se manifestam de forma espontânea, pois as vezes eu até posso não ter afinidade com o assunto por não conhece-lo, mas, a partir do momento que  tenho a clareza sobre o mesmo, minhas preferências podem se manifestar ou não, depende do interesse por aquela atividade.


6-    No seu trabalho você pode notar estas diferenças na maneira como as pessoas fazem as coisas e como lidam com a informação? Dê alguns exemplos.


R: Sim, posso notar que as pessoas têm maneiras diferentes de lidar com as situações, pois pensamos de formas diferentes, por exemplo, uma situação em que uma criança cai em sala de aula, a minha primeira atitude vai ser ver se ela se machucou e cuidar dos machucados, enquanto a outra professora pode não se atentar a isso imediatamente, isso já aconteceu comigo em sala, por isso posso afirmar que as pessoas respondem às situações com atitudes diferente.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: COMPUTADOR E INTERNET

Autor: Ana Paula Rocha de Andrade
Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011

JUSTIFICATIVA

A autora diz ser necessário o estudo e a familiarização dos profissionais da educação com as ferramentas tecnológicas, não sendo meros espectadores e executores de tarefas, mas sim com peça participativa do processo, e tenha a consciência que a aula continua sendo dele, e que o computador veio para auxiliá-lo, como um giz (quadro negro) diferente. 

PROBLEMA/QUESTÃO

Qual é o papel do professor no processo educacional e onde se torna importante a sua formação continuada e o papel do Estado diante da explosão tecnológica?

OBJETIVOS        

¡  Discutir a introdução das novas tecnologias da comunicação e informação como fonte de transformações profundas no processo de ensino aprendizagem;
¡  Fazer uma análise sobre a importância da formação continuada dos professores;
¡  Suscitar as principais atividades do governo brasileiro com relação às tecnologias no âmbito educacional.

METODOLOGIA
Neste trabalho foi feito uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com isso se fez uma explanação dando ênfase no porque da utilização das tecnologias do âmbito educacional

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
COMPUTADOR E INTERNET
MORAN (2009)
Vem salientar que “a internet é um grande apoio a educação, uma âncora indispensável à embarcação.” 
TECNOLOGIA
BICUDO (1999)
“Os processos de comunicação e interatividade são  considerados sempre como mais vantajosos nos processos educativos assistidos pelo computador, ou melhor, que se utilizam deste meio para tal.”
      
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
PARRENAUD (2000)
Formar para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de memorizar e classificar, de pesquisar, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar , a leitura e a análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos  e de estratégias de comunicação.” 

RESULTADOS OBTIDOS
Observou-se neste trabalho que as tecnologias educacionais, computador e internet, são ferramentas positivas para se auxiliar no processo de ensino aprendizagem, e que a formação continuada do professor é fundamental para que ele esteja preparado  para esse novo cenário.

CONCLUSÃO DO AUTOR
Pode-se concluir que os computadores estão sendo utilizados como ferramentas de apoio, pois quando usado de forma adequada gera aprendizagem significativa, há um aumento da criatividade e motivação nos alunos, ou seja, a aula se torna dinâmica e interativa.

MINHAS CONSIDERAÇÕES...
Considero que este trabalho aborda um tema importante para a educação, mas, a autora poderia ter ser aprofundado mais em sua pesquisa, pois ela realizou apenas uma revisão bibliográfica, onde não procurou visitar espaços que favorecessem uma melhor abordagem sobre sua temática.