quarta-feira, 26 de junho de 2013

O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: COMPUTADOR E INTERNET

Autor: Ana Paula Rocha de Andrade
Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011

JUSTIFICATIVA

A autora diz ser necessário o estudo e a familiarização dos profissionais da educação com as ferramentas tecnológicas, não sendo meros espectadores e executores de tarefas, mas sim com peça participativa do processo, e tenha a consciência que a aula continua sendo dele, e que o computador veio para auxiliá-lo, como um giz (quadro negro) diferente. 

PROBLEMA/QUESTÃO

Qual é o papel do professor no processo educacional e onde se torna importante a sua formação continuada e o papel do Estado diante da explosão tecnológica?

OBJETIVOS        

¡  Discutir a introdução das novas tecnologias da comunicação e informação como fonte de transformações profundas no processo de ensino aprendizagem;
¡  Fazer uma análise sobre a importância da formação continuada dos professores;
¡  Suscitar as principais atividades do governo brasileiro com relação às tecnologias no âmbito educacional.

METODOLOGIA
Neste trabalho foi feito uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com isso se fez uma explanação dando ênfase no porque da utilização das tecnologias do âmbito educacional

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
COMPUTADOR E INTERNET
MORAN (2009)
Vem salientar que “a internet é um grande apoio a educação, uma âncora indispensável à embarcação.” 
TECNOLOGIA
BICUDO (1999)
“Os processos de comunicação e interatividade são  considerados sempre como mais vantajosos nos processos educativos assistidos pelo computador, ou melhor, que se utilizam deste meio para tal.”
      
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
PARRENAUD (2000)
Formar para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de memorizar e classificar, de pesquisar, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar , a leitura e a análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos  e de estratégias de comunicação.” 

RESULTADOS OBTIDOS
Observou-se neste trabalho que as tecnologias educacionais, computador e internet, são ferramentas positivas para se auxiliar no processo de ensino aprendizagem, e que a formação continuada do professor é fundamental para que ele esteja preparado  para esse novo cenário.

CONCLUSÃO DO AUTOR
Pode-se concluir que os computadores estão sendo utilizados como ferramentas de apoio, pois quando usado de forma adequada gera aprendizagem significativa, há um aumento da criatividade e motivação nos alunos, ou seja, a aula se torna dinâmica e interativa.

MINHAS CONSIDERAÇÕES...
Considero que este trabalho aborda um tema importante para a educação, mas, a autora poderia ter ser aprofundado mais em sua pesquisa, pois ela realizou apenas uma revisão bibliográfica, onde não procurou visitar espaços que favorecessem uma melhor abordagem sobre sua temática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário