O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: COMPUTADOR E
INTERNET
Autor: Ana Paula Rocha de Andrade
Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011
JUSTIFICATIVA
A autora diz ser necessário o estudo e a familiarização dos profissionais
da educação com as ferramentas tecnológicas, não sendo meros espectadores e
executores de tarefas, mas sim com peça participativa do processo, e tenha a
consciência que a aula continua sendo dele, e que o computador veio para
auxiliá-lo, como um giz (quadro negro) diferente.
PROBLEMA/QUESTÃO
Qual é o papel do professor no processo educacional e onde se torna
importante a sua formação continuada e o papel do Estado diante da explosão
tecnológica?
OBJETIVOS
¡ Discutir a introdução das
novas tecnologias da comunicação e informação como fonte de transformações
profundas no processo de ensino aprendizagem;
¡ Fazer uma análise sobre a
importância da formação continuada dos professores;
¡ Suscitar as principais atividades
do governo brasileiro com relação às tecnologias no âmbito educacional.
METODOLOGIA
Neste
trabalho foi feito uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com isso se fez
uma explanação dando ênfase no porque da utilização das tecnologias do âmbito
educacional
PRESSUPOSTOS
TEÓRICOS
COMPUTADOR E INTERNET
MORAN (2009)
Vem
salientar que “a internet é um grande apoio a educação, uma âncora
indispensável à embarcação.”
TECNOLOGIA
BICUDO
(1999)
“Os
processos de comunicação e interatividade são
considerados sempre como mais vantajosos nos processos educativos
assistidos pelo computador, ou melhor, que se utilizam deste meio para tal.”
FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES
PARRENAUD
(2000)
“Formar
para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento
hipotético e dedutivo, as faculdades de memorizar e classificar, de pesquisar,
a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar , a leitura e a análise
de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação.”
RESULTADOS
OBTIDOS
Observou-se
neste trabalho que as tecnologias educacionais, computador e internet, são
ferramentas positivas para se auxiliar no processo de ensino aprendizagem, e
que a formação continuada do professor é fundamental para que ele esteja
preparado para esse novo cenário.
CONCLUSÃO
DO AUTOR
Pode-se
concluir que os computadores estão sendo utilizados como ferramentas de apoio,
pois quando usado de forma adequada gera aprendizagem significativa, há um
aumento da criatividade e motivação nos alunos, ou seja, a aula se torna
dinâmica e interativa.
MINHAS
CONSIDERAÇÕES...
Considero
que este trabalho aborda um tema importante para a educação, mas, a autora
poderia ter ser aprofundado mais em sua pesquisa, pois ela realizou apenas uma
revisão bibliográfica, onde não procurou visitar espaços que favorecessem uma
melhor abordagem sobre sua temática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário