quarta-feira, 26 de junho de 2013

PREFERENCIAS DE APRENDIZAGEM ENRIQUECENDO O APRENDER NA ESCOLA

1-    Procure identificar alguma coisa que você sabe fazer bem. Pode ser algo não relacionado com a sua atividade de educador, como saber cozinhar, tocar um instrumento musical, pescar, bordar, etc.

R:Gosto muito da área de beleza, acho que tenho habilidade em maquiagem.


2-    Identifique como esta habilidade foi aprendida. Se você aprendeu sozinha, tentando e corrigindo, se foi vendo alguém e depois tentando repetir o que viu, se alguém o ajudou acompanhando, etc.

R:Aprendi a maquiar observando minha mãe e minha irmã, que também possuem habilidade nessa atividade, observei depois tentei repetir a técnicas várias vezes até que um dia conseguir realmente aprender.


3-    Identifique as formas como você se certifica de que esta habilidade é feita com uma certa competência. Em outras palavras, como você sabe que é bom e faz as coisas bem feitas?

R: Observo que consigo fazer uma maquiagem bonita porque algumas pessoas pedem para que eu faça, e também elogiam a maquiagem.

4-    Procure trocar ideias com outros com outros colegas que fizeram o mesmo exercício, notando a diversidade de interesses, de maneiras de aprender e até de lidar com as dificuldades que vão surgindo.

R:Trocando ideias com os meus colegas pude perceber que cada um tem interesse em diferentes coisas, isso é natural do ser humano cada um desenvolve a atividade que tem mais afinidade, cada um com um modo diferente de aprender novas coisas, alguns precisam do auxilio de um orientador, já outros conseguem aprender só em observar, e outros conseguem desenvolver as técnicas sozinhos.

5-    De que forma suas preferencias se manifestam em situações formais de aprendizagem, como em um curso ou em seu trabalho.

R:As minhas preferências se manifestam de forma espontânea, pois as vezes eu até posso não ter afinidade com o assunto por não conhece-lo, mas, a partir do momento que  tenho a clareza sobre o mesmo, minhas preferências podem se manifestar ou não, depende do interesse por aquela atividade.


6-    No seu trabalho você pode notar estas diferenças na maneira como as pessoas fazem as coisas e como lidam com a informação? Dê alguns exemplos.


R: Sim, posso notar que as pessoas têm maneiras diferentes de lidar com as situações, pois pensamos de formas diferentes, por exemplo, uma situação em que uma criança cai em sala de aula, a minha primeira atitude vai ser ver se ela se machucou e cuidar dos machucados, enquanto a outra professora pode não se atentar a isso imediatamente, isso já aconteceu comigo em sala, por isso posso afirmar que as pessoas respondem às situações com atitudes diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário