PREFERENCIAS DE APRENDIZAGEM
ENRIQUECENDO O APRENDER NA ESCOLA
1-
Procure
identificar alguma coisa que você sabe fazer bem. Pode ser algo não relacionado
com a sua atividade de educador, como saber cozinhar, tocar um instrumento
musical, pescar, bordar, etc.
R:Gosto muito da área
de beleza, acho que tenho habilidade em maquiagem.
2-
Identifique
como esta habilidade foi aprendida. Se você aprendeu sozinha, tentando e
corrigindo, se foi vendo alguém e depois tentando repetir o que viu, se alguém
o ajudou acompanhando, etc.
R:Aprendi a maquiar
observando minha mãe e minha irmã, que também possuem habilidade nessa
atividade, observei depois tentei repetir a técnicas várias vezes até que um
dia conseguir realmente aprender.
3-
Identifique
as formas como você se certifica de que esta habilidade é feita com uma certa
competência. Em outras palavras, como você sabe que é bom e faz as coisas bem
feitas?
R: Observo que consigo
fazer uma maquiagem bonita porque algumas pessoas pedem para que eu faça, e
também elogiam a maquiagem.
4-
Procure
trocar ideias com outros com outros colegas que fizeram o mesmo exercício,
notando a diversidade de interesses, de maneiras de aprender e até de lidar com
as dificuldades que vão surgindo.
R:Trocando ideias com
os meus colegas pude perceber que cada um tem interesse em diferentes coisas,
isso é natural do ser humano cada um desenvolve a atividade que tem mais
afinidade, cada um com um modo diferente de aprender novas coisas, alguns
precisam do auxilio de um orientador, já outros conseguem aprender só em
observar, e outros conseguem desenvolver as técnicas sozinhos.
5-
De
que forma suas preferencias se manifestam em situações formais de aprendizagem,
como em um curso ou em seu trabalho.
R:As minhas
preferências se manifestam de forma espontânea, pois as vezes eu até posso não
ter afinidade com o assunto por não conhece-lo, mas, a partir do momento
que tenho a clareza sobre o mesmo,
minhas preferências podem se manifestar ou não, depende do interesse por aquela
atividade.
6-
No
seu trabalho você pode notar estas diferenças na maneira como as pessoas fazem as
coisas e como lidam com a informação? Dê alguns exemplos.
R: Sim, posso notar que
as pessoas têm maneiras diferentes de lidar com as situações, pois pensamos de formas
diferentes, por exemplo, uma situação em que uma criança cai em sala de aula, a
minha primeira atitude vai ser ver se ela se machucou e cuidar dos machucados,
enquanto a outra professora pode não se atentar a isso imediatamente, isso já
aconteceu comigo em sala, por isso posso afirmar que as pessoas respondem às
situações com atitudes diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário