SÍNTESE CRÍTICA
O
texto Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do
computador no processo ensino-aprendizagem de José Armando Valente, indaga
sobre a possibilidade da interdependência do técnico e do pedagógico, se um
funcionaria sem o outro? A resposta vem logo em seguida, mostra-se que esses
dois domínios, técnico e pedagógico, não podem acontecer separadamente, pois,
estão extremamente ligados, um criando novas aberturas para o outro.
Aspectos pedagógicos:
informação X conhecimento, ensinar X aprender
O autor trata a informação como os fatos e o conhecimento
como o produto, sendo que a informação é passada para qualquer pessoa, mas a
diferenciação está no processamento, ou seja, a interpretação feita por cada
um, então a partir daí gera o conhecimento que é individual.
Ele diz também que ensinar é o ato de passar a informação
e aprender é apropriar-se desta informação segundo os conhecimentos possuídos.
O educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do
aluno para que ele seja capaz de transformar as informações em conhecimento.
Em minha opinião para que essa intervenção funcione o
professor precisa contextualizar trazer as informações para o contexto do
aprendiz, poder mesclar essa realidade com a realidade dele, assim as informações
ficaram armazenadas na memória de maneira ma simples, facilitando a produção do
conhecimento.
Construção e
representação de conhecimento
O conhecimento se constrói na mente do individuo podendo
ser representado em forma de notação, assim como na musica que é representada
por notas musicais; fenômenos por equações matemáticas; e nos computadores pode
ser representado por a linguagem de Logo, que se predominam as sequências de
comandos.
O aluno pode usar a linguagem de Logo para desenvolver
programas com o intuito de resolver problemas, utilizando sequências de
comandos para descrever o problema, o computador realiza a execução desses
programas apresentando na tela o resultado, o aluno então reflete sobre quais
eram suas intenções e o que está sendo produzido.
Considero esse exercício de reflexão muito importante
proporciona ao aluno rever as suas idéias podendo assim ter uma melhor
compreensão sobre o computador.
Busca e acesso à
informação
Sabe-se que o computador é dos meios o mais eficiente na busca
e acesso à informação, sendo rápido e pratico, a informação pode estar contida
em banco de dados, armazenadores de memória ou ate mesmo na web. A internet é
um caminho vasto e interessante para busca e acesso de informação.
Vejo a internet como uma aliada muito forte à inserção
das novas tecnologias na educação, pois os professores podem utilizar desse
mundo vasto para trazer novas informações para sala, dinamizar os conteúdos,
enfim, trazer o mundo para a sala de aula.
Comunicação
As redes de comunicação são meios fortes na troca de
informações, que possibilitam a comunicação com qualquer lugar do planeta, isso
facilita bastante a vida das pessoas, pois elas não precisam sair de casa para
resolver problemas, e ate mesmo realizar atividades em grupos, as redes
proporcionam assim um “estar junto virtual”, que quebra muitas barreiras,
proporcionando assim, uma convivência, uma relação, uma troca de experiências
de vida.
Percebo a internet, as redes sociais, como
multiplicadores de informações, se forem utilizados adequadamente estes podem
propiciar novos horizontes na educação.
Conclusão
Para que ocorra todas essas aplicações do computador na
educação deve-se existir a formação do professor que vai alem do conhecimento
técnico sobre computadores.
Sinto que essa formação deve dar ênfase em incentivar a
contextualização, poder mesclar a informação com o conhecimento possuído pelo
aprendiz, podendo assim produzir novos conhecimentos.
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