quarta-feira, 26 de junho de 2013

SÍNTESE CRÍTICA
O texto Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem de José Armando Valente, indaga sobre a possibilidade da interdependência do técnico e do pedagógico, se um funcionaria sem o outro? A resposta vem logo em seguida, mostra-se que esses dois domínios, técnico e pedagógico, não podem acontecer separadamente, pois, estão extremamente ligados, um criando novas aberturas para o outro.
Aspectos pedagógicos: informação X conhecimento, ensinar X aprender
O autor trata a informação como os fatos e o conhecimento como o produto, sendo que a informação é passada para qualquer pessoa, mas a diferenciação está no processamento, ou seja, a interpretação feita por cada um, então a partir daí gera o conhecimento que é individual.
Ele diz também que ensinar é o ato de passar a informação e aprender é apropriar-se desta informação segundo os conhecimentos possuídos. O educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno para que ele seja capaz de transformar as informações em conhecimento.
Em minha opinião para que essa intervenção funcione o professor precisa contextualizar trazer as informações para o contexto do aprendiz, poder mesclar essa realidade com a realidade dele, assim as informações ficaram armazenadas na memória de maneira ma simples, facilitando a produção do conhecimento.
Construção e representação de conhecimento
O conhecimento se constrói na mente do individuo podendo ser representado em forma de notação, assim como na musica que é representada por notas musicais; fenômenos por equações matemáticas; e nos computadores pode ser representado por a linguagem de Logo, que se predominam as sequências de comandos.
O aluno pode usar a linguagem de Logo para desenvolver programas com o intuito de resolver problemas, utilizando sequências de comandos para descrever o problema, o computador realiza a execução desses programas apresentando na tela o resultado, o aluno então reflete sobre quais eram suas intenções e o que está sendo produzido.
Considero esse exercício de reflexão muito importante proporciona ao aluno rever as suas idéias podendo assim ter uma melhor compreensão sobre o computador.
Busca e acesso à informação
Sabe-se que o computador é dos meios o mais eficiente na busca e acesso à informação, sendo rápido e pratico, a informação pode estar contida em banco de dados, armazenadores de memória ou ate mesmo na web. A internet é um caminho vasto e interessante para busca e acesso de informação.
Vejo a internet como uma aliada muito forte à inserção das novas tecnologias na educação, pois os professores podem utilizar desse mundo vasto para trazer novas informações para sala, dinamizar os conteúdos, enfim, trazer o mundo para a sala de aula.
Comunicação
As redes de comunicação são meios fortes na troca de informações, que possibilitam a comunicação com qualquer lugar do planeta, isso facilita bastante a vida das pessoas, pois elas não precisam sair de casa para resolver problemas, e ate mesmo realizar atividades em grupos, as redes proporcionam assim um “estar junto virtual”, que quebra muitas barreiras, proporcionando assim, uma convivência, uma relação, uma troca de experiências de vida.
Percebo a internet, as redes sociais, como multiplicadores de informações, se forem utilizados adequadamente estes podem propiciar novos horizontes na educação.
Conclusão
Para que ocorra todas essas aplicações do computador na educação deve-se existir a formação do professor que vai alem do conhecimento técnico sobre computadores.

Sinto que essa formação deve dar ênfase em incentivar a contextualização, poder mesclar a informação com o conhecimento possuído pelo aprendiz, podendo assim produzir novos conhecimentos.       

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